Sabó
planeja nova fábrica no Brasil nos próximos cinco
anos
Sobrevivente do mercado nacional de autopeças, a Sabó,
multinacional brasileira, terá uma nova fábrica no
país nos próximos cinco anos. A unidade, ainda sem
local definido, irá unir-se às outras duas que a companhia
mantém no Brasil – em Mogi Mirim (SP) e São
Paulo. Sem revelar o montante de investimento até 2015, a
companhia planeja crescimento de cerca de 15% nos próximos
cinco anos.
Lourenço Agnello
Oricchio, que 30 anos depois de entrara na companhia como engenheiro
trainee, assume a direção da Sabó Américas
no próximo mês, relata que a nova unidade fabril
será construída para acompanhar a demanda do mercado
nacional, que deve encerrar 2011 com uma frota de 30 milhões
de veículos. “Nossa capacidade ociosa está
em apenas 10%, um índice muito baixo. Por isso há
necessidade de uma nova fábrica no país”,
afirma.
O executivo descartou
a ampliação das duas unidades já existentes
e diz que a empresa prefere modelos fabris compactos. “A
fábrica de Mogi Mirim, inicialmente projetada para 205
trabalhadores, já está com 490 e produção
máxima. Nós preferimos unidades de porte menor,
a ideia é uma unidade com até 300 trabalhadores,
assim fica mais fácil administrar”, afirma Oricchio.
Crescimento do exterior
Atualmente, 66% da
produção da Sabó é destinada para
montadoras. Deste total, metade é exportado. Os outros
34% da produção são destinados para o mercado
de reposição. Em 2010, a Sabó registrou faturamento
global de US$ 355 milhões. Para este ano, a estimativa
é alcançar os US$ 400 milhões.
Atualmente o Brasil
é responsável por 57,5% do faturamento da empresa,
mas os outros países onde a companhia atua devem aumentar
a participação nos próximos anos.
Enquanto o segmento
nacional de autopeças sofre com o alto volume de importações
e o déficit comercial no setor, que deve ultrapassar os
US$ 4 bilhões neste ano, a Sabó dribla as dificuldades
cambiais e o problema de competitividade reforçando sua
atuação em países como Estados Unidos e China.
Em 2010, o país
asiático foi responsável por US$ 6 milhões
do faturamento global da companhia, número que deve subir
para US$ 10 milhões neste ano. Por lá, os maiores
clientes da Sabó são as montadoras Volkswagen e
General Motors.
A fábrica
da China inaugurada em 2009 com investimento de 7 milhões
de euros é a unidade mais recente da Sabó. A unidade
tem capacidade para produzir 200 mil peças por mês,
porém, atualmente só está usando 30% deste
total. “Ainda estamos avaliando o mercado, mas temos certeza
de que haverá muito crescimento por lá”, diz
Oricchio.
Já nos Estados
Unidos, que conta com uma unidade fabril inaugurada em 2007 depois
de um aporte de US$ 20 milhões, as projeções
são maiores. A participação de mercadoda
Sabó naquele mercado é de 1%, número que,
segundo o executivo, proporciona grande margem de crescimento.
“A expectativa é que o faturamento na unidade americana
chegue a US$ 80 milhões nos próximos cinco anos,
dobrando o montante verificado em 2010, de US$ 40 milhões”,
projeta Oricchio.
Fonte: Brasil Economico
| www.brasileconomico.com.br